SEMIÓTICA VISUAL-Abordagem
greimasiana
RESUMO (baseado no estudo de Desirèe Paschoal
de Melo, Emerson Rodrigues de Brito e Ulisflávio Oliveira Evangelista
denominado “L´ORÉAL PARIS: UMA INVESTIGAÇÃO GREIMASIANA”)
A semiótica Greimasiana = Teoria da Significação
“Metodologia
descritiva que manifesta sua operatoriedade oferecendo meios
para a leitura, interpretação, exploração
e desconstrução do sentido. A
análise semiótica do corpus, portanto, propõe a descrição e a
explicação dos mecanismos e regras que
engendram o texto em análise na busca pela interpretação. São estabelecidas, em
seus diversos níveis, as relações entre as partes, em um
modelo semiótico que dá conta de um percurso gerativo que simula a
produção do significado em patamares, num processo de descrição que vai do
simples ao complexo.” ( Silveira
, G. Mª e Nícia R. D’Ávila )
- Precursor:
Algirdas Julien Greimas (1917-1992);
- Base:
Ferdinand de Saussure, Louis Hjelmslev, Vladimir Propp e Claude
Lévi-Strauss (=semiótica francesa (também conhecida como escola de
Paris-1966, com base em uma teoria de análise estrutural do texto por meio
do estudo de sua significação);
- Obra Inaugural: “Semântica Estrutural” ;
- Objetivo:
Descrever e explicar “o que o texto diz e como faz para dizer o que diz”
pelo meio da construção de sua própria estrutura e da relação entre suas
unidades.
Nas décadas
de 60 e 70, Greimas e seus seguidores, elaboraram o chamado percurso gerativo
de sentido com a intenção de mostrar como a significação vai se construindo no
interior do texto, a partir de um simulacro metodológico. O esquema
representacional do percurso gerativo é formado pelos seguintes elementos:
a)
Enunciador
/ Narrador: autor da enunciação;
b)
Texto
/ Enunciado: discurso, mensagem;
c)
Enunciatário
/ Narratário: leitor da enunciação;
d)
Plano
de Expressão: os elementos que compõem os textos;
e)
Plano
de Conteúdo: compreensão do sentido (significado).
1 - Categoria topológica
Topos vem do grego e quer dizer “lugar”.
Temos o reconhecimento de um dispositivo que organiza espacialmente um texto e
seus elementos por meio das relações:
•
De
dimensão: grande x pequeno
•
De
posição: alto x baixo
•
De
orientação: na frente x atrás
2 – Categoria cromática
Está relacionada às cores.
Categorias:
•
De
valor: claro x escuro
•
De
tonalidade: quente x frio
•
De
pureza: cor limpa x cor suja
•
De
luminosidade: brilhante x opaca
3 – Categoria eidética
Vem de eidos, “forma”.
Podem-se perceber relações:
•
Reto
x curvo
•
Angular
x arredondado
Plano de Expressão
•
Categorias
topológicas
De posição
Alto
x Baixo
Início do texto x Final do texto
De orientação
Na frente (página inicial) x Atrás
(página interna)
De dimensão
Grande (Mais espaço ocupado) x
Pequeno (Menor espaço ocupado)
•
Categorias
passionais
Intenso x Distenso
Plano de Conteúdo
Plano de expressão
Corpo de letra fino x
Corpo de letra grosso
Irreverência x
Respeito
Prosaísmo x Dramaticidade
Tom leve x
Tom grave
Distenso x
Intenso
Plano do conteúdo
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