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SEMIÓTICA VISUAL-Abordagem greimasiana


RESUMO (baseado no estudo de Desirèe Paschoal de Melo, Emerson Rodrigues de Brito e Ulisflávio Oliveira Evangelista denominado “L´ORÉAL PARIS: UMA INVESTIGAÇÃO GREIMASIANA”)


A semiótica Greimasiana = Teoria da Significação

“Metodologia descritiva que manifesta sua  operatoriedade  oferecendo  meios  para  a leitura,  interpretação,  exploração  e  desconstrução do sentido. A análise semiótica do corpus, portanto, propõe a descrição e a explicação  dos mecanismos e regras que engendram o texto em análise na busca pela interpretação. São estabelecidas, em seus diversos níveis, as relações entre as partes, em  um  modelo semiótico  que  dá conta de um percurso gerativo que simula a produção do significado em patamares, num processo de descrição que vai do simples ao complexo.”  ( Silveira , G. Mª e Nícia R. D’Ávila )


  • Precursor: Algirdas Julien Greimas (1917-1992);
  • Base: Ferdinand de Saussure, Louis Hjelmslev, Vladimir Propp e Claude Lévi-Strauss (=semiótica francesa (também conhecida como escola de Paris-1966, com base em uma teoria de análise estrutural do texto por meio do estudo de sua significação);
  • Obra Inaugural: “Semântica Estrutural” ;
  • Objetivo: Descrever e explicar “o que o texto diz e como faz para dizer o que diz” pelo meio da construção de sua própria estrutura e da relação entre suas unidades.


Nas décadas de 60 e 70, Greimas e seus seguidores, elaboraram o chamado percurso gerativo de sentido com a intenção de mostrar como a significação vai se construindo no interior do texto, a partir de um simulacro metodológico. O esquema representacional  do percurso gerativo é formado pelos seguintes elementos:
a)    Enunciador / Narrador: autor da enunciação;
b)    Texto / Enunciado: discurso, mensagem;
c)    Enunciatário / Narratário: leitor da enunciação;
d)    Plano de Expressão: os elementos que compõem os textos;
e)    Plano de Conteúdo: compreensão do sentido (significado).

FORMANTES PLÁSTICOS-GREIMAS
1 - Categoria topológica
Topos vem do grego e quer dizer “lugar”. Temos o reconhecimento de um dispositivo que organiza espacialmente um texto e seus elementos por meio das relações:

         De dimensão: grande x pequeno
         De posição: alto x baixo
         De orientação: na frente x atrás

2 – Categoria cromática
Está relacionada às cores.

Categorias:
         De valor: claro x escuro
         De tonalidade: quente x frio
         De pureza: cor limpa x cor suja
         De luminosidade: brilhante x opaca

3 – Categoria eidética
 Vem de eidos, “forma”.

 Podem-se perceber relações:
         Reto x curvo
         Angular x arredondado

Plano de Expressão
         Categorias topológicas
De posição
Alto  x  Baixo
Início do texto x Final do texto

De orientação
Na frente (página inicial)  x Atrás  (página interna)

De dimensão
Grande (Mais espaço ocupado)  x   Pequeno (Menor espaço ocupado)

         Categorias passionais
Intenso            x           Distenso

Plano de Conteúdo



Plano de expressão

Corpo de letra fino  x   Corpo de letra grosso
Irreverência  x   Respeito
Prosaísmo x    Dramaticidade
Tom leve   x     Tom grave
Distenso  x    Intenso

Plano do conteúdo


















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